PAZ E BEM!

Obrigado por acessar o nosso Blog - Que Deus abençoe você e sua família.
Paz e Bem!

23 de out. de 2011

MOVIMENTOS JOVENS DA IGREJA CATÓLICA - 1

PASTORAL DA JUVENTUDE


Identidade é o conjunto de características e circunstâncias que distingue pessoas ou coisas e graças a esta é possível individualizar-se (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Normalmente se discute identidade1 quando queremos afirmar quem somos, nosso lugar no mundo e também do que é próprio da nossa natureza. No caso da Pastoral da Juventude Nacional – PJ, ao se falar de identidade ela quer deixar claro qual é a sua tarefa, o seu jeito de ser, fazer, celebrar, valorizando o potencial criativo dos jovens.
A partir de 1994, a PJ, em seus Encontros Nacionais, foi buscando clarear a sua identidade enquanto grupo organizado da igreja e que pertence ao conjunto das Pastorais da Juventude do Brasil2. Em Divinópolis, em 1996,ela pontuou sete aspectos como sendo sua identidade:

  1. Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.
  2. Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.
  3. Atuamos também na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaques para a participação política partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.
  4. Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, dioceses e regionais, ligados a Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando unidade na diversidade.
  5. Diante de uma política desumana de manipulação dois meios de comunicação social e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade.
  6. Somos Pastoral da Juventude – PJ – organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.
  7. Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando a arte (dança, poesia, música...) o lazer, o corpo, o símbolo, a cultura, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.
EXTRAIDO DO SITE: http://www.pj.org.br/quem-somos.php


CURSILHO JOVEM

  • É um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajudar a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentes de Evangelho os ambientes.
  • MCC tem uma finalidade que pode ser dividida em três, conforme o prazo em que deve ser atingida:
  • finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão,
  • finalidade mediata - criar núcleos de cristãos
  • finalidade última - fermentar de Evangelho os ambientes –
  • homens e mulheres, jovens ou adultos – que passam pelo Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e pelos critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo.

  • O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer "pequeno curso", de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros.
EXTRAIDO DO SITE: http://www.microservicenet.com.br/Srita/Pastorais/principal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIZADE

"Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão" (Provébio 17,17)


"Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos." (João 15,13)